domingo, 27 de julho de 2008

Lá vem a IV frota

Hoje recebi um email interessante do amigo Edberto o qual transcrevo na íntegra.
Vejam vocês mesmos que interessante:


O DIA

26/7/2008 18:58:00

Frei Betto: Lá vem a IV frota !!!




Autor de "A Arte de Semear Estrelas"

Rio - Os Estados Unidos reativaram sua IV Frota Naval – que vigia os mares do Sul — composta de quatro cruzadores com mísseis; quatro destróieres com mísseis; 13 fragatas com mísseis; e um navio-hospital.

Segundo as autoridades americanas, o objetivo é "realizar ações humanitárias". Então, para que tantos mísseis? O almirante Gary Roughead diz que a IV Frota visa a combater o tráfico de drogas, de armas e de pessoas. Não seria mais sensato começar por combater o tráfico de drogas e de armas dentro dos Estados Unidos que, conforme relatório da ONU, figuram entre os maiores consumidores desses dois produtos letais?

Não é muita "coincidência" a IV Frota ser reativada quando o Brasil descobre reservas petrolíferas sob a camada pré-sal, e a América do Sul se vê governada por pessoas como Chávez, Lula, Correa, Kirchner e Morales, que se empenham em reduzir a dependência de seus países em relação aos Estados Unidos?

Os americanos sentem-se incomodados com a atual conjuntura latino-americana. Em especial, com o fato de Lula empenhar-se na criação da União das Nações Sul-Americanas e do Conselho Sul-Americano de Defesa, dois organismos que, como o Mercosul e a Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas), excluem a participação dos Estados Unidos.

O governo brasileiro já manifestou sua desconfiança à Casa Branca. As recentes descobertas de petróleo nas costas brasileiras, no momento em que o barril passa dos US$ 140, com certeza suscitam a cobiça dos Estados Unidos.

Com tantas embarcações de alta tecnologia e poder de fogo em nossos mares, os americanos poderão pesquisar a plataforma submarina e controlar a navegação de nossos países rumo à África e à Ásia.

Nenhum comentário: